Nossa História


                         O significado da sigla AFROP é Associação de Famílias de Rotarianos de Piracicaba, cuja autora, a inesquecível Esther Weiser.
                        Na convenção do Distrito 561, na cidade de São Paulo, em 1969, Terezinha Porfírio Campones do Brasil, teve a oportunidade de ver o funcionamento da Casa da Amizade dos Rotary Clubes da cidade, e de lá trouxe a ideia para que se formasse uma associação em nossa cidade.
                        Assim, no dia 14 de Abril do mesmo ano, no salão de atos do Jornal de Piracicaba, realizou-se uma reunião com o fim de fundar a Associação de Famílias de Rotarianos de Piracicaba, aprovar os estatutos e eleger a diretoria.
                        Essa reunião foi presidida pela Sra.Vera Alvin com a presença das cônjuges de rotarianos dos três clubes da cidade: Rotary Club Piracicaba, Rotary Club Piracicaba Vila Rezende e Rotary Club Piracicaba Cidade Alta.
                        Em seguida, procedeu-se pela Sra. Branca Aparecida Telles Cervellini, a leitura dos estatutos que tem por finalidade promover maior aproximação entre as famílias dos sócios dos Rotary Clubes de Piracicaba, objetivando cooperar e auxiliar sociedades filantrópicas ou assistencial e educativa, principalmente as que se dedicam à proteção da infância e da formação moral e cívica da juventude.
                        Para dirigir os destinos da associação, foi eleita por aclamação sua primeira presidente: Maria do Carmo Portella.
                        A AFROP já teve sua sede social à Rua José Pinto de Almeida, 353, onde as cônjuges se reuniam para a confecção de peças de vestuários, cama, enxovais para recém-nascidos, distribuição de verbas e alimentos às instituições de caridade.
                        Com a participação da AFROP na comunidade, e esforços de alguns rotarianos no sentido de dar a essa Associação, sua sede própria para desenvolvimento de atividades, o poder executivo da cidade, através da lei 2218 de 27 de Fevereiro de 1976, doou a área de 2027m², para a construção da nossa casa, a Casa da Amizade, onde atualmente nos reunimos.